MS-id | Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Enquadrando-se nas estratégias da não discriminação, que fazem parte da agenda programática das Mulheres Socialistas Seixal, partilhamos um texto de Fátima Carvalho, Coordenadora das MS-id sobre esta data que se assinalou no passado dia 3 de dezembro.
-
A deficiência seja ela física, mental, intelectual ou sensorial, pode impedir a plena e efetiva participação na sociedade em condições de igualdade.
Os grandes desafios, ou barreiras, poderão estar diariamente nas escolas, locais de trabalho, no acesso aos transportes públicos, infraestruturas, produtos ou informação, e não são raros, os relatos de injúrias e violência às pessoas com deficiência.
O direito ao trabalho é uma das grandes frentes de batalha quando se trata de luta contra a pobreza e a exclusão social, e não sendo o pior cenário mundial, sabe-se que na União Europeia apenas 50% de pessoas com deficiência tem uma situação profissional estável, e representa também este grupo vulnerável, baixa percentagem no acesso e conclusão de um curso superior.
Melhorar a situação social e económica das pessoas com deficiência é respeitar a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, e defender firmemente, a implementação da Estratégia sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência 2021-2030.
Este dia Internacional foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1992 (Resolução 47/3, de 18 de dezembro) e tem como objetivo sensibilizar para a deficiência e promover os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência.
Estará o Concelho do Seixal comprometido com esta causa e as estratégias da não discriminação?
Fátima Carvalho
Coordenadora das MS-ID Seixal
Comentários
Enviar um comentário