Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia (IDAHOT)

Este dia só se tornou realidade após o 25 de Abril de 1974, com a publicação pelo Movimento Homossexual de Ação Revolucionária do manifesto “Liberdade para as Minorias Sociais”.

A partir daqui, o caminho para a igualdade tem sofrido avanços e tentativas de recuos, e só em 1982, a homossexualidade foi descriminalizada, sendo incluída, em 2004, na Constituição da República Portuguesa no artigo 13º.

Em 2010, o direito a casar com pessoas do mesmo sexo foi alcançado, mas o combate à discriminação ainda é um caminho longo a percorrer.
Portugal, ainda é um país onde se vive com um clima social marcado pela homofobia, transfobia e outros tipos de discriminação, seja ela étnica ou religiosa. Assim como se tem verificado no aumento de casos de discriminação e de crimes associados, tudo para excluir as pessoas LGBTQIA+ e outras minorias.
Cabe aos partidos políticos e à sociedade civil, tanto a nível nacional como internacional, criar e promover políticas públicas que combatam todo o tipo de discriminação, não podendo apenas deixar em palavras o que se pretende combater e sim concretizar em actos.
O Partido Socialista tem tido um papel fundamental nesta luta e nesta conscientização social, pois é esta a matriz do PS, garantir a liberdade e o progresso social, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O PS Seixal assinala este dia e diz NÃO a todas as formas de discriminação e de ódio! Não passarão!

Texto: Duarte Ferreira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

André Pinotes Batista eleito Presidente da Comissão Política da Federação Distrital de Setúbal do PS com visão renovada para o distrito

Elisabete Adrião - Informação (que não chega) aos vereadores