CM Seixal ausente das operações de socorro
Meteorologia Adversa em Dezembro 2022
Caro Munícipe,
Foi com muita surpresa e desagrado, que a população do Seixal, assistiu a uma ausência completa da Câmara Municipal do Seixal, do processo de resposta e socorro às condições meteorológicas graves, que se abateram sobre o concelho do Seixal.
De facto, e embora não compita à CMS, a ação operacional, a verdade é que a otimização da resposta num teatro de operações como o que decorreu nos últimos, seria otimizado com a coordenação institucional e politica que esteve completamente ausente nas operações de resposta e socorro à população, contrariando de forma grosseira a legislação vigente (DL44/2019, Artigo 10.º - Competências dos serviços municipais de proteção civil - b) Planear o apoio logístico a prestar às vítimas e às forças de socorro e apoiar logisticamente a sustentação das operações de proteção e socorro).

A CMS abandonou os seus agentes da Proteção Civil e Socorro, em especial os bombeiros, e a sua população.
Isto, num contexto de cheias e inundações, muito em parte, consequência do desordenamento do território provocado pela gestão CDU e da falta de investimento na requalificação da rede de águas residuais e na permanente impermeabilização dos solos que potência estas situações graves de exposição por parte da população a riscos de cheias e inundações, de forma desnecessária e gratuita.

Lamentamos uma vez mais a ausência e desinteresse demonstrado pelo Sr. Presidente Paulo Silva, que na qualidade de responsável máximo da Proteção Civil Municipal, não tenha acompanhado e apoiado de forma ativa e objetiva a marcha das operações, disponibilizando o seu apoio institucional e politico nos termos a que está obrigado.
Fotos: eleitos PS Seixal junto dos acontecimentos
Comentários
Enviar um comentário