Vereadores do PS visitam AURPIS
Após a reunião, a equipa teve a oportunidade de visitar as instalações e conhecer a realidade dos serviços prestados.
Esta Instituição desenvolve várias respostas sociais, nomeadamente ERPI (Estrutura Residencial para Idosos), Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Creche. Também desenvolve a resposta social Centro de Convívio noutro equipamento.
O edifício/sede da AURPIS foi construído ao abrigo do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), obra orçada em 1,8 milhões de euros, sendo 60% do valor financiado pelo PARES.
Durante a visita, foram recolhidas notas de testemunhos quer dos trabalhadores quer dos utentes, em particular do Sr. Presidente da Direção ao considerar que, no presente, as dificuldades de cumprimento dos compromissos financeiros que apresentam, são o desafio mais difícil que têm de enfrentar. Ainda avançou tratar-se de "uma herança pesada deixada pela anterior Direção", que limita a ação de qualquer executivo.
Tratando-se de uma instituição que presta serviço a mais de três centenas de utentes por todo o concelho do Seixal, assume a sua importância na garantia de promover o apoio social com qualidade e rigor de forma sustentável.
Os eleitos socialistas, e na esfera das suas competências, têm acompanhado as dificuldades sentidas pelas entidades sociais do concelho, em especial a AURPIS, tendo deixado uma palavra de reconhecimento para com a atual Direção e trabalhadores que, depois da vivência com a doença COVID19 continuam a dar uma resposta exemplar, de forma contínua e ajustada às necessidades dos seus utentes.
Uma última nota, foi aprovada em sede de reunião de Câmara, no dia 7 de dezembro, com os votos favoráveis dos vereadores do PS, uma comparticipação financeira de 75 mil euros para fazer face às despesas com os custos com o subsídio de natal dos seus trabalhadores.
Elisabete Adrião
Comentários
Enviar um comentário