A CDU e o Cristo Rei, por José Miranda

Quando foi criada a figura do Cristo Rei, de braços estendidos de igual para abraçar os fiéis, estávamos longe de pensar que na prática autárquica tal figura fosse desigual para os “margem-sulenses”.


O Governo Socialista promoveu, legalmente, um conjunto de transferências de competências para as autarquias - educação, saúde, ação social, entre outras - para que localmente, em cada município e com os seus recursos institucionais/comunitários, se possa administrar com eficiência e eficácia cada área em causa mas sobretudo para que se possa dar uma resposta cabal aos desafios/problemas apresentados pelos munícipes.

A área da ação social é certamente uma área crítica no concelho do Seixal. A inexistência de uma rede social devidamente articulada entre os seus atores; a falta de um programa estratégico; as fracas, burocráticas e morosas respostas sociais; o dirigismo antiquado e refém dos "subsidiozinhos da CMS" por parte das direções das Ipss são um pesadelo diário para os técnicos de ação social mas sobretudo para quem mais precisa - os munícipes do Seixal!

Enquanto a CM de Almada já estabeleceu e apresentou o plano e os parceiros para a execução da política de ação social no âmbito da transferência de competências para os municípios, no Seixal, o executivo camarário diz estar à espera que o Ministério (MTSSS) agende um reunião para concretizar tal plano…

Como diz o povo: “quem procura acha!” E mais uma vez a CMS não quer achar nada ! O único interesse é dizer que o Governo não faz e exigir do mesmo coisas irreais, apresentando propostas inconcebíveis!

Está na hora dos seixalenses perceberem que é possível os braços do Cristo Rei simétricos em Almada e Seixal! Assim, com a CDU, não vamos lá e continuaremos a perpetuar o fosso cada vez mais visível entre os dois municípios!

José Miranda
Membro do Secretariado do PS Seixal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

André Pinotes Batista eleito Presidente da Comissão Política da Federação Distrital de Setúbal do PS com visão renovada para o distrito

Elisabete Adrião - Informação (que não chega) aos vereadores