A CDU e o Cristo Rei, por José Miranda
Quando foi criada a figura do Cristo Rei, de braços estendidos de igual para abraçar os fiéis, estávamos longe de pensar que na prática autárquica tal figura fosse desigual para os “margem-sulenses”.
O Governo Socialista promoveu, legalmente, um conjunto de transferências de competências para as autarquias - educação, saúde, ação social, entre outras - para que localmente, em cada município e com os seus recursos institucionais/comunitários, se possa administrar com eficiência e eficácia cada área em causa mas sobretudo para que se possa dar uma resposta cabal aos desafios/problemas apresentados pelos munícipes.
A área da ação social é certamente uma área crítica no concelho do Seixal. A inexistência de uma rede social devidamente articulada entre os seus atores; a falta de um programa estratégico; as fracas, burocráticas e morosas respostas sociais; o dirigismo antiquado e refém dos "subsidiozinhos da CMS" por parte das direções das Ipss são um pesadelo diário para os técnicos de ação social mas sobretudo para quem mais precisa - os munícipes do Seixal!
Enquanto a CM de Almada já estabeleceu e apresentou o plano e os parceiros para a execução da política de ação social no âmbito da transferência de competências para os municípios, no Seixal, o executivo camarário diz estar à espera que o Ministério (MTSSS) agende um reunião para concretizar tal plano…
Como diz o povo: “quem procura acha!” E mais uma vez a CMS não quer achar nada ! O único interesse é dizer que o Governo não faz e exigir do mesmo coisas irreais, apresentando propostas inconcebíveis!
Está na hora dos seixalenses perceberem que é possível os braços do Cristo Rei simétricos em Almada e Seixal! Assim, com a CDU, não vamos lá e continuaremos a perpetuar o fosso cada vez mais visível entre os dois municípios!
José Miranda
Membro do Secretariado do PS Seixal
Membro do Secretariado do PS Seixal
Comentários
Enviar um comentário