Juventude Socialista - 25 de Abril
Comemoraram-se 50 anos da Revolução de Abril!
Com este artigo, pretendo homenagear, desde os militares ao cidadão comum que estiveram envolvidos na preparação e na realização do 25 de Abril de 1974 e que, com determinação e coragem derrubaram a ditadura fascista e trouxeram luz e esperança num futuro com mais dignidade a todas as portuguesas e a todos os portugueses.
Esta é mais do que uma data, é um feito histórico do povo português que se queria desprender das amarras do fascismo, e que era levado a cabo pelo regime do Estado Novo. E foi numa madrugada de Abril, que o povo português saiu às ruas e clamou por Liberdade, por Democracia, por Direitos!
A construção do Poder Local de Direito Democrático foi também uma das conquistas de Abril e está consagrada na Constituição da República Portuguesa a partir do artigo 235º e onde o nº2 afirma que “As autarquias locais são pessoas coletivas territoriais dotadas de órgãos representativos, que visam a prossecução de interesses próprios das populações respetivas”.
Se nos referimos ao 25 de Abril, referimo-nos igualmente ao 1º de Maio. Por vezes podem confundir-se, visto que estão intimamente relacionadas mas são de datas distintas, o 1º de Maio celebra-se desde 1884 e após o 25 de Abril de 1974, é que se pôde comemorar livremente o Dia do Trabalhador em Portugal. Ambas têm um cariz reivindicativo e revolucionário e realçam a importância da luta na defesa dos direitos de todos os portugueses, pela Liberdade e pela Dignidade!
A Revolução ficará marcada eternamente na memória de cada um de nós, dos que fizeram parte dela e dos que a herdaram, e o coração continuará a bater por Abril!
Termino com um excerto de um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen: “E os outros unem suas mãos às tuas, p´ra que um mundo mais justo e livre nasça, por isso avanças sempre e não recuas, connosco a poesia está nas ruas”.
Viva a Democracia!
Viva a Liberdade!
Viva a Igualdade!
Viva o 25 de Abril!
Viva Portugal!
Comentários
Enviar um comentário