Luís Carvalho - Filatelia
Paulus é um ávido colecionador de selos, em particular selos soviéticos e dos ex-países do bloco de leste. Paulus dedica grande parte do seu tempo livre a esta fascinante atividade. Para Paulus, cada selo é uma pequena obra de arte e uma janela para diferentes culturas e épocas.
Paulus tem muito orgulho do seu selo mais raro, um selo soviético emitido em 1935 para comemorar o voo de Sigizmund Levanevsky, um pioneiro da aviação de longo curso. Para Paulus, colecionar selos é mais do que um passatempo; é uma paixão que lhe proporciona alegria e um profundo sentimento de realização.
Paulus Silvano é também o presidente da câmara da cidade Istovaimudar, onde tenta aplicar a mesma dedicação e minúcia que tem com a sua coleção de selos, diga-se, infelizmente, sem grande sucesso…
O presidente da câmara, o Dr. Paulus Silvano, do partido CêDU, enfrenta desafios na gestão do seu Município. Recentemente, a câmara municipal a que ele preside perdeu o Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano, uma distinção atribuída pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) do seu país. Esta perda levantou, junto dos seus munícipes preocupações sobre a segurança e a potabilidade da água fornecida aos munícipes.
Os cidadãos desta cidade sentem-se preocupados e desapontados com a perda do “Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano”. Embora a água continue própria para consumo, a distinção era um símbolo de confiança e segurança para a comunidade e a perda do selo levanta dúvidas sobre a eficácia da gestão municipal e a qualidade daquele serviço público fundamental.
Podemos verificar, socorrendo-nos do último relatório da ERSAR de 2023, que a cidade Istovaimudar do presidente Paulus Silvano, tem uma infraestrutura de água com demasiados rompimentos, o que denota a idade avançada da rede de abastecimento. Vejam-se os indicadores “AA08 Água não faturada” e “AA10 Ocorrências por cada 100km de tubagem” este último com um valor de 66 ocorrências, bem acima da média do Cluster que é de 43 ocorrências.
O Dr. Paulus Silvano, até sabe que uma constante manutenção e modernização da rede de água de um município é fundamental para poder manter os mais altos estandartes de serviço público. Apesar disso, ao contrário da inauguração de mais um pavilhão ou de mais um gimnodesportivo (neste concelho de Istovaimudar o desenvolvimento, para a CêDU, é medido em pavilhões per capita) este trabalho pouco visível de manutenção adequada da rede de água não permite umas bonitas fotos para que o presidente Paulus Silvano possa publicar no boletim do seu município... por isso prefere atirar a culpa deste problema para o estado central do seu país e assim o assunto fica resolvido.
Também na minha terra, o Seixal, perdemos o “Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano”… e de todos os selos da coleção este é dos mais importantes. Qualquer semelhança encontrada entre o que se passa na minha terra e na cidade de Istovaimudar é mera casualidade. No Seixal a história acaba bem. Já chega de culpar outros agentes pela nossa inação. O Seixal merece melhor.
Comentários
Enviar um comentário